O mercado de TI vive em constante transformação. Na busca de simplificar (ou complexar) ainda mais as ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos e serviços, os profissionais estão sempre desenvolvendo e procurando novas soluções para trabalhar.
E como sabemos existem diversos tipos de linguagens de programação diferentes que, à gosto do profissional, se tornam mais fáceis ou difíceis de manipular. Sendo este o cenário, existem severas mudanças o tempo todo e enquanto algumas linguagens de programação se tornam menos "úteis", outras vão ficando em alta. Confira:
LINGUAGEM R
A R é conhecida dos verdadeiros veteranos de programação e espanta estar de volta em alta para os que a conhecem apenas por cima. Datada da década de 1960, a R está sendo altamente utilizada em machine learning e gráficos e cálculos estatísticos. Com novos lançamentos de pacotes de aperfeiçoamento, esta linguagem está se difundindo bastante na comunidade de desenvolvedores.
PYTHON
Uma das mais populares linguagens da atualidade, a Python surpreende por estar na maioria dos seguimentos de desenvolvimento como web, desktop e full-stack, DevOps, sysadmin, engenharia de software além também do machine learning. Conhecer Python é um grande diferencial se você quer realmente entrar no mercado de maneira rápida e com boas chances de rendimento.
GO
Lançada pelo Google em 2009, a Go é uma fonte aberta de programação concorrente do Java cujo foco é marcar a computação moderna. Seu diferencial é estar massivamente presente em Cloud Computing e sistemas online, sendo extremamente útil para desenvolvedores full-stack e cientistas de dados.
JAVA
Pra quem está começando na onda de computação e programação, o Java é um bom caminho. Considerados por alguns uma linguagem muito difícil, por outros o Java é essencial para algumas atividades como desenvolvimento de apps para mobile em Android.
KOTLIN
Alternativo ao Java e ao Go, o Kotlin não é muito usado ainda pelos desenvolvedores mas promete auxiliar bastante quem se especializar nele. Disponibilizado em 2011, o Kotlin já foi anunciado pelo Google como uma das linguagens oficiais para desenvolvimento em aplicações Android e aos poucos está aumentando sua popularidade, mostrando ser uma alternativa valiosa para o futuro.